Que todo atleta deseja superar os seus limites, disso ninguém tem dúvida. Seja em um treino ou em uma competição, eles sempre buscam maneiras de aperfeiçoar a performance, vislumbrando assim, o lugar mais alto do pódio. No entanto, nem só de treinos vive um atleta. Descansar também deve fazer parte da sua rotina. Uma boa noite de sono é necessária para repor as energias para que seja superar mais um dia carregado de atividades.
Segundo a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi, dormir bem é essencial para o rendimento do atleta – mesmo que amador. “Se o atleta troca o descanso pelo treino, acaba anulando todos as vantagens que o esporte pode proporcionar. Entre um treino e outro o sono auxilia na recuperação física e mental, restituição de tecidos e consolidação da memória”, explica a especialista. Na prática, uma boa noite de sono deixa o atleta “zerado” para absorver novos benefícios da atividade física.
A especialista também acrescenta que a falta de sono pode ocasionar uma série de problemas capazes de comprometer o desempenho físico e mental do atleta. “Na ausência de um descanso adequado, os esportistas têm a sua energia reduzida, já que a privação do sono reduz a capacidade do organismo em armazenar glicogênio – energia que o indivíduo precisa, sobretudo, para os treinos de resistência. Além disso, as poucas horas de sono fazem com que o atleta tenha reflexos menos precisos e tomem decisões mais lentamente”, ressalta. “O indicado é praticar qualquer atividade física na parte da manhã ou duas horas antes de dormir. Quando o treino ocorre na parte da noite, a adrenalina e a temperatura corporal ainda estão muito altas, o que prejudica o início do sono”, completa.
ATENÇÃO À POSTURA – A fisioterapeuta e especialista em Medicina do Sono da Duoflex, Carolina Carmona, alerta para a importância em manter a postura correta durante a noite de sono. Enquanto o indivíduo dorme, perde o controle da musculatura da cabeça, por isso, o uso de travesseiros adequados ao biótipo e ao gosto pessoal deve ser fundamental. “O travesseiro em altura e suporte apropriados ao seu biotipo faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, além de evitar torções e inflamações dos tecidos, que podem ser lesões extremamente prejudiciais para um atleta”, alerta.
A posição mais indicada para se dormir é sempre de lado, em posição de decúbito lateral. Esta não pode ser confundida com a posição de fetal, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias. “Tanto faz se é do lado direito ou do lado esquerdo. Nesta posição é recomendável utilizar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. E outro entre os joelhos, que deverão estar, preferencialmente, semiflexionados”, conclui Carolina.
Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional, a Duoflex está presente há 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de alta tecnologia, voltados para a saúde do sono. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros Natural Látex e a única a produzir os travesseiros de Altura Regulável. Recentemente colocou no mercado os travesseiros Gelflex e Nasalátex, reforçado sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br