Especialista da Duoflex recomenda algumas dicas para quem quer ficar em dia como o sono
A correria, os transtornos e o estresse da vida urbana, certamente, afetam a qualidade e a saúde do sono de qualquer indivíduo. Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira do Sono, 53% dos habitantes de grandes capitais não dormem o quanto gostariam. Além disso, a pesquisa também mostra que 43% dessas pessoas não conseguem atingir a fase do sono reparador e já acordam cansadas. Nesses casos, o que é possível fazer, para que o indivíduo consiga manter o equilíbrio entre a vida agitada e uma boa noite de descanso? Há medidas que possam ser adotadas para isso? Ou será que a pessoa ficará constantemente em dívida com o sono?
Para a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, além de estar mais propenso, em longo prazo, a algumas doenças, como por exemplo, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica da memória. “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. É durante o sono que ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e em longo prazo. Durante o sono, por exemplo, o organismo produz o hormônio do crescimento (GH), cuja produção ocorre durante a primeira fase do sono profundo; a leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade; a serotonina, substância responsável pela sensação de prazer, dentre outros”, explica.
Ainda de acordo com a especialista, a diminuição do sono por motivos diversos cria uma espécie de débito com o organismo, que dificilmente pode ser pago. “Dependendo do ritmo de vida de cada indivíduo e do débito que possui com organismo, é possível que o sistema imunológico da pessoa enfraqueça, e como isso, surjam algumas doenças como as já citadas”, alerta. Portanto, para recuperar o sono e ficar com a saúde em dia, confira abaixo algumas dicas.
· Procure dormir e acordar em horários pré-estabelecidos, para regular o relógio biológico;
· Evite o consumo de bebida alcoólica, cafeína ou tabaco antes de ir deitar;
· Evite exercícios físicos perto da hora de ir dormir. Se for necessário realizar atividades à noite, que sejam, pelo menos, cerca de três ou quatro horas antes de ir dormir;
· Escolha um travesseiro que se adapte ao seu gosto pessoal e biotipo. No mercado já existem modelos adequados para cada indivíduo, como o Altura Regulável, composto por três camadas internas e possibilidade de quatro opções de altura;
· Mantenha a postura correta ao dormir. A posição mais indicada é a de lado. O ideal é usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço. Nesta posição os joelhos deverão estar preferencialmente semiflexionados, com um travesseiro entre eles.
· Mantenha o quarto silencioso e com uma temperatura agradável. Além disso, durma sempre com as luzes apagadas, pois na claridade a produção de melatonina e cortisol é interrompida, causando sensação de cansaço pela manhã.
Sobre a Duoflex
Empresa 100% nacional e referência mundial em tecnologia do sono, a Duoflex está presente há mais 25 anos no mercado, totalmente focada na produção de travesseiros de espumas especiais de alta qualidade e performance, voltados para a saúde e bem-estar de seus usuários. Lançou com exclusividade no Brasil a espuma especial viscoelástica NASA, além de ter sido a primeira empresa da América do Sul a fabricar travesseiros de látex natural, extraído da seringueira. Dentre os diversos modelos, desenvolveu e patenteou o mais avançado sistema de molas em travesseiros, o Spring Case, que garante o conforto e sustentação ideal para o sono, criou também o inovador travesseiro Altura Regulável e o original e refrescante travesseiro GELFLEX NASA, alcançando sucesso absoluto e reforçando sua imagem como empresa inovadora. Site: www.duoflex.com.br