A época de Carnaval é sinônimo de festa, diversão e folia. Mas pode estar atrelada também à exageros, ingestão regular de bebidas alcoólicas, desgaste físico e noites mal dormidas. Isso tudo, certamente, compromete o bom equilíbrio do organismo e a saúde do sono, já que, o indivíduo acaba saindo da rotina.
No feriado prolongado, muitas pessoas entram na folia e deixam o sono de lado. O aumento da fadiga pode causar problemas mais sérios relacionados à saúde, gerando sintomas que não combinam com a alegria do Carnaval, como irritabilidade, dor de cabeça, mau humor e sintomas de resfriado, devido à queda na imunidade. “Neste período muitos excessos acontecem, no entanto, é importante que os hábitos saudáveis sejam mantidos, para que a saúde não seja afetada”, explica a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi.
A especialista dá algumas dicas para manter o sono em dia e minimizar os problemas que podem surgir decorrentes de noites mal dormidas.
1. Dormir bem é fundamental
O corpo fica totalmente desajustado no carnaval e dormir bem vai ajudá-lo a descansar e recarregar as energias.
2. Hidrate-se
Reponha as vitaminas e os minerais que o organismo precisa bebendo bastante líquido e aumentando o consumo de frutas e vegetais. A melancia, o mamão, o kiwi, o abacaxi, as folhas verdes, o leite, os sucos de frutas e a água de coco são excelentes opções para inserir no cardápio, pois contêm grandes quantidades de água em sua composição.
3. Utilize o travesseiro correto
Mais do que uma boa noite de sono, o travesseiro é responsável pela saúde do corpo, pois alinha a coluna cervical com o tronco, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos do cérebro aos demais órgãos. Isso permite que a pessoa levante bem disposta e sem dores no corpo no dia seguinte.
4. Cuidado com o álcool
Intercale a bebida alcoólica com água. Isso ajuda a diluir a concentração de álcool no sangue. Além disso, tente evitar o consumo do álcool uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir. Ao contrário do que muitos pensam, a bebida alcoólica não relaxa. Após alguns goles, ela pode afrouxar as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração, causando ronco e atrapalhando o sono.
5. Relaxe
Para evitar dores no corpo no dia seguinte e relaxar, faça alguns movimentos leves de alongamento, até 3 ou 4 horas antes de se deitar. Ao liberar a adrenalina, o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.
6. Silêncio e ambiente escuro
Para que haja um descanso completo do corpo e da mente é necessário silêncio e concentração, portanto, fuja de barulhos. Além disso, mantenha sempre as luzes apagadas, pois na claridade a produção de melatonina - hormônio indutor do sono – e do cortisol - responsável pela sensação de prazer e bem estar - é interrompida, causando sensação de cansaço pela manhã.
7. Alimentação leve
Refeições pesadas antes de deitar podem prejudicar o sono, principalmente se ingerir alimentos que aumentam os níveis de insulina e que mexem com o metabolismo. Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão e pior o sono.
8. Horários regulares de sono
Para um sono revitalizador, um indivíduo adulto precisa dormir, em média, oito horas por dia (isso pode variar um pouco de pessoa para pessoa). Só assim o corpo consegue realizar todas as funções que ocorrem durante o período noturno, além de alcançar o descanso merecido.
9. Ambiente arejado
Tente dormir em locais bem ventilados, com roupas leves e com travesseiros que se mantém numa temperatura mais fresca durante o sono.
10. Diversão e responsabilidade
Os exageros são perigosos e o corpo precisa recuperar as energias, para que, no dia seguinte, as pessoas se mantenham dispostas e, sobretudo, com a saúde em dia. Sendo assim, a melhor receita para curtir a folia, é se divertir com sensatez e respeitar os limites do corpo.